Tradutor/Translator

quinta-feira, 1 de março de 2012

Ansiedade - Nem sempre um bom sinal...

"Ai como estou ansiosa para vê-lo.... estou com tantas saudades..."
 
Essa ansiedade, a "sadia" por assim dizer, é a que a maioria de nós temos em momentos de alegria, no auge da emoção, mas nem sempre a ansiedade vem para coisas boas, nem sempre vem por motivos de alegria, e principalmente, o corpo nem sempre reage muito bem a ela.

Sabe aquele dia que você não conseguiu dormir nada, mesmo se sentindo cansada, teve até um pouco de taquicardia?? São suas preocupações, seus anseios, aquela conta pra pagar, que acaba tirando seu sono.


"A ansiedade é uma reação do sistema nervoso a qualquer situação de perigo. Apesar de ser psicológica, apresenta sintomas físicos como taquicardia, dor de cabeça, transpiração excessiva, insônia e falta de ar. Os fatores que a desencadeiam são inúmeros: problemas familiares, conjugais ou pressão no trabalho, entre outros.

Esse é um dos distúrbios psíquicos típicos da agitação urbana. Os males causados pelo ritmo alucinante das metrópoles incluem desde stress e insegurança até as alterações que interferem na rotina social, tais como a síndrome do pânico e os transtornos bipolares."

Algumas pesquisas demonstram que a principal terapia para combater esse "mal da vida moderna" é, acima de tudo, conhecer a si mesmo, é no esforço e avaliação, por exemplo:

  • Como eu reajo a determinadas situações (namoro, trabalho, família, trânsito...);
  • O que você pensa e como imagina solucionar aqueles conflitos, que na verdade, começam em você;
  • Eu evito as situações, ou corro atrás delas?
  • Consigo me desvencilhar dos conflitos? (Por exemplo, quando você vai para casa e continua nervoso imaginando no que aconteceu no trabalho.)
Ao analisar esses tópicos em si mesmo, o próximo passo seria procurar meios de controlar a ansiedade, exercícios físicos são ótimas pedidas, yoga, artes marciais por exemplo.

Certa vez li uma reportagem que falava que uma terapia que ajudava muito, era quando estávamos debaixo do chuveiro, esqueçamos do mundo lá fora, só pense na água caindo, em como alivia a cabeça, em como "limpa e purifica" toda a tensão corporal, evite pensar nos problemas, pegue aqueles minutos e se dedique ao momento.

É importante que esteja aliado à boa alimentação, não vamos esquecer que se alimentar de qualquer forma afeta e muito o corpo, consequentemente o psicológico, tomar chás como de Camomila ou Erva Cidreira para desacelerar os ânimos faz muito bem!

É preciso sabedoria e dircenimento para distinguir quando a ansiedade é decorrente do estress ou quando é só o coraçãozinho batendo forte esperando "alguém ligar" ... ;)


Paciência - Lenine




O futuro é um labirinto para quem não sabe o que quer.
[Desconhecido]

Sucesso, saúde e paz! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário